ISLAINE
INFORMAÇÃO VERSUS CONHECIMENTO.
A sociedade está vivendo um paradoxo com relação à informação e ao conhecimento, dizendo que nossas crianças aprendem menos que as crianças de tempos atrás, porém ninguém leva em consideração a quantidades de informações que nós professores queremos que essas pequenas crianças absorvam: sai o professor de matemática com suas fórmulas, entra a professora de português com um texto enorme e todos queremos que essa criança saiba tudo o que todos os professores ensinam nas 4 horas que nós temos com elas.
Tecnologias estão à disposição de todos, não temos mais informações apenas das escolas ou livros, hoje a tecnologia dá infinitas formas de buscar a informação, mas cabe à escola o aprendizado com essa informação transformando-a em conhecimento. Não há mais verdades universais, antes o que o professor dizia era incontestável, hoje qualquer informação equivocada do professor pode ser contestada pois tudo é encontrado na internet. Uma mesma verdade pode ser interpretada de várias maneiras de acordo com o conhecimento particular de cada pessoa. O sistema educacional atual deve formar cidadãos que devem ser aprendizes flexíveis pois hoje ninguém é formado para uma única habilidade más para um conjunto de habilidades em comum.
A capacidade para a gestão do conhecimento não deve ser mais a aquisição de conhecimentos pontuais concretos, mas competências interpessoais, afetivas e sociais. Para essa aprendizagem ensinar aos alunos, no mínimo, cinco tipos de competências: Aquisição, interpretação, análise, compreensão e comunicação da informação. Para essa nova gestão do conhecimento não basta que o aluno consiga as competências acima ditas mas precisa de uma preparação melhor dos professores com capacitações para que o professor de História conheça um pouco da Matemática para que os dois possam propiciar ao aluno uma aula diferente com relação à linha do tempo, por exemplo. Os professores devem ter esse tempo de preparação para encarar essa nova gestão do conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário