terça-feira, 22 de novembro de 2011
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Atividade1.4- Pesquisa sobre tecnologias mais usadas.
Todo ensino para se eficiente precisa ser organizado nas várias situações de ensino e aprendizagem, mostrando aos alunos diversas formas de ler e interpretar levando-os a aprender com sentido e significado
Diário de Bordo Atividade 1.3
As novas tecnologias de aprendizagem ate pouco tempo o ensino de qualidade era um privilégio para algumas regiões mais distantes onde a televisão a internet dificilmente chegava, hoje e possível através de redes particulares ou mesmo publica, o acesso as aulas que estão sendo ministradas nas capitais em tempo real, onde o aluno digita sua duvida na cidade Oiapoque e o professor responde em São Paulo no mesmo instante. Hoje em dia só não aprende quer não quer, a tecnologia está ao nosso favor, basta saber usá-la.
Atividade 1.2 - Quem sou eu como Professor e Aprendiz
Ser professor hoje não é uma tarefa nada fácil, porque temos que pensar se o aluno está realmente aprendendo e como criar estratégias que ajudem os alunos em seu conhecimento, pois a aprendizagem se dá em um processo contínuo, individual e social. O aluno precisa encontrar sentido para o que está aprendendo; como professora procuro conhecer as tecnologias que estão disponíveis, interagindo com eles, ouvindo sua opiniões e sugestões, mostrando para eles que o aprendizado pode ser prazeroso pois todos os dias descobrimos algo novo.
Iniciando as TIC'S - Atividade 1.1 Reflexão sobre o o Texto do Pozo
ISLAINE
INFORMAÇÃO VERSUS CONHECIMENTO.
A sociedade está vivendo um paradoxo com relação à informação e ao conhecimento, dizendo que nossas crianças aprendem menos que as crianças de tempos atrás, porém ninguém leva em consideração a quantidades de informações que nós professores queremos que essas pequenas crianças absorvam: sai o professor de matemática com suas fórmulas, entra a professora de português com um texto enorme e todos queremos que essa criança saiba tudo o que todos os professores ensinam nas 4 horas que nós temos com elas.
Tecnologias estão à disposição de todos, não temos mais informações apenas das escolas ou livros, hoje a tecnologia dá infinitas formas de buscar a informação, mas cabe à escola o aprendizado com essa informação transformando-a em conhecimento. Não há mais verdades universais, antes o que o professor dizia era incontestável, hoje qualquer informação equivocada do professor pode ser contestada pois tudo é encontrado na internet. Uma mesma verdade pode ser interpretada de várias maneiras de acordo com o conhecimento particular de cada pessoa. O sistema educacional atual deve formar cidadãos que devem ser aprendizes flexíveis pois hoje ninguém é formado para uma única habilidade más para um conjunto de habilidades em comum.
A capacidade para a gestão do conhecimento não deve ser mais a aquisição de conhecimentos pontuais concretos, mas competências interpessoais, afetivas e sociais. Para essa aprendizagem ensinar aos alunos, no mínimo, cinco tipos de competências: Aquisição, interpretação, análise, compreensão e comunicação da informação. Para essa nova gestão do conhecimento não basta que o aluno consiga as competências acima ditas mas precisa de uma preparação melhor dos professores com capacitações para que o professor de História conheça um pouco da Matemática para que os dois possam propiciar ao aluno uma aula diferente com relação à linha do tempo, por exemplo. Os professores devem ter esse tempo de preparação para encarar essa nova gestão do conhecimento.
Assinar:
Comentários (Atom)
