terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Atividade 3.5 - Conceituando Currículo

O currículo seria uma forma prévia de organizar os conteúdos a serem trabalhados, porém vale ressaltar que para aplicação de um currículo não se deve tão somente segui-lo mais sim ampliá-lo de forma a enriquecê-lo, pois como já fora mencionado que o mesmo se trata de um ato de organização. Compreendemos que um currículo terá muito mais êxito se for trabalhado de forma inovadora e dinâmica.
No currículo escolar deve incluir as atividade desenvolvidas em tempo escolar durante a semana ou horas escolares de acordo com o grau escolar dos alunos, ou seja, são todas as atividades com objetivos, o porque e pra que das aulas e principalmente o que será lecionado durante o ano letivo.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Atividade 3.4 - Observação do Desenvolvimento do Projeto

Foi interessante para nós professoras realizarmos essa tarefa com os alunos, podemos perceber o quanto sua linguagem oral melhorou e seu entusiasmo em leituras diversificadas também aumentou. E também percebermos o quanto as crianças gostam de lidar com a tecnologia, isso pode beneficiar e muito seu aprendizagem escolar.
Quanto mais cedo as crianças desenvolverem seu senso tecnológico, mais elas ficaram mais atentas as novas tecnologias hoje em dia e nesse propósito que os educadores devem se focar, usar todo e qualquer tipo de ferramenta virtual para beneficio de aprendizagem de seus alunos. Foi divertido trabalhar Trava-Línguas porque as crianças se divertem ao pronunciarem elas, ficam falando umas para as outras a fim de ver quem falava melhor, muito interessante esse momento da aula, só demonstrado o quanto a aula rendeu as nossas expectativas como educadoras.

Exemplo de ferramentas que podemos usar em sala de aula: Slides ou Imagens






Atividade 3.3 - Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologia ao currículo

Curso: Aprendendo e Ensinando com as TIC'S - 2011
Unidade 3 - Currículo, Projetos e Tecnologias
Professoras: Fernanda Kamoshita, Islaine da Silva Lima e Walkiria Fuchs
Disciplina: Português
Série: 1º ano do Ensino Fundamental
Carga Horária: 2h/aula
Tema: Leitura Virtual

INTRODUÇÃO
Ler é um ato fundamental para o desenvolvimento de cidadãos, pois através da leitura e da escrita, os indivíduos são capazes de desenvolver senso crítico, e estarem aptos a terem opinião e poder de decisão, passam a contribuir de forma ativa na sociedade.

OBJETIVOS

O projeto “Leitura virtual” tem por objetivo desenvolver com os alunos o gosto pela leitura, o conhecimento da cultura, o aprimoramento da oralidade e da escrita, o enriquecimento do vocabulário entre muitas outras especificidades.

RECURSOS

Computadores conectados a internet; caderno para anotações.

Atividades

1ª Etapa:
Levar os alunos a sala de tecnologia educacional, breve conversa sobre os cuidados e manutenção da mesma. Indicar aos alunos o site Google como principal e para inicio de pesquisa. Solicitar para que digitem na busca pelo tema leitura. E em seguida pesquisarem sobre parlenda e trava-língua.
 Exemplo de Texto escolhido para leitura da Atividade Proposta:

2ª Etapa: Após lerem os textos escolhidos, fazerem um pequeno texto ou ilustração sobre o que foi compreendido durante esta aula.

AVALIAÇÃO

Através da interação da turma, assimilação do conteúdo e fazendo observações no que cada aluno está realizando para assim avaliar seu desenvolvimento no conteúdo proposto.

Atividade 3.2 - Contextualizando a mudança: da Teoria a prática

Conciliar teoria e prática é realmente difícil por que nem sempre o que estudamos será a realidade de uma sala de aula, por isso ganhar experiência e prática é a melhor coisa que nós professores podemos fazer para melhorar nosso ensino e aprendizado.
Em uma sala que lecionava fiz os alunos lerem Trava-Línguas e Parlendas depois de realizarem uma pesquisa na internet sobre esse tema, os alunos se entusiasmaram muito com essa forma de aprender, mostrando o quanto eles gostam de tecnologia. Eles viram figuras e imagens brincando com o tema trava-línguas e até se divertiram com isso, percebendo que isso trouxe vários aspectos positivos aos alunos, como leitura rápida e melhor dicção oral.

Atividade 3.1 - Contextualizando a mudança em sala de aula (Fórum de debate)

Lecionar em uma sala de aula é uma prática muito difícil, é preciso estar atento ao máximo a cada fase de desenvolvimento dos alunos e nós como professores temos a abrigação de observa isso.
O debate e o diálogo de ideias são as melhores saídas quando não se está acontecendo uma aprendizagem eficiente. Se querermos bons resultados com nossos alunos é preciso buscar formas e métodos novos de ensino para cada dificuldade dos alunos, isso parece ser difícil, mas com muito trabalho duro e dedicação isso pode sim chegar acontecer, e sempre  levar em consideração os que os alunos pensam realizando um respeito mútuo entre aluno e professor.

Atividade 2.11 - Concepção e percepção sobre Wikipédia e Wikcionário

Navegar na Wikipédia realmente me deixou fascinada pelo número surpreendente de palavras e suas definições que podemos encontrar somente em uma pesquisa, uma palavra vai ligando as outras, os chamados wikis, e assim vamos descobrindo cada vez mais coisas e informações diversas, e também podemos partilhar essas informações.
Já o Wikcionário é um dicionário on-line em que podemos buscar todos os significados em todos os idiomas existentes, muito prático e eficiente em buscas rápidas de nomeação, classe ou qualquer outra definição que as palavras podem ter.
Procurei pela palavra comunicação e tive a seguinte resposta:

Atividade 2.10 - Navegando e Conceituando Wikipédia

A Wikipédia é uma enciclopédia on-line que permite aos usuários a criação de uma comunidade virtual com pessoas interessadas na construção de uma enciclopédia de alta qualidade com todo o respeito e responsabilidade na atribuição, compartilhamento e trocas de informações. Vale lembrar que a Wikipédia não tem limite de tamanho, deve sempre incluir ligações entre suas informações e seu conteúdo é sempre atualizado por seus usuários.
A Wikipédia é formada por diversos wikis, que são ligações de páginas em si, possibilitando a edição livre e não livre de suas informações e verbetes. Com esse Wikis é possível fazer edições a cada visita que realizamos em cada página e pode ser feito por qualquer pessoa, somente não podemos atribuir informações nos locais onde há um cadeado na parte superior da Wikipédia, isso foi realizado pelos os administradores do verbete, para somente eles que podem editar.
Nessa ferrementa é possivel a interação dos alunos em pesquisas, possibilitando debater e discutir os temas em questão.

Atividade 2.9 - Outra forma de Registro das Informações do Plano: Pôster






Atividade 2.7/2.8 - Prática do Plano de Aula


Ponta Porã, Novembro de 2011.
Professoras: Fernanda, Islaine e Walkiria.
Escola:
Alunos: 3º Ano do Ensino Fundamental.

Desenvolvendo as TIC’S na sala de aula:

Relatar como foi o processo de aprendizagem e conhecimento do planejamento da aula 2.6 postado no Blog. Descrever como os alunos observaram, fizeram e realizaram a atividade proposta utilizando o Hipertexto ou links para isso.
Os alunos tiveram que buscar sites de busca com o tema proposto, que era Trava-Línguas e Parlendas, utilizando apresentação, interpretação de texto e relatório sobre o tema, explicando com a importância do Trava-Língua e Parlendas para o currículo escolar.
O uso de Trava-Língua e Parlendas propiciam ao aluno uma dicção melhor na sua voz e também um desenvolvimento vocal, e isso os alunos atingiram sem problemas. Eles trabalharam em grupos de quatro pessoas, e cada grupo apresentou suas Travas-Línguas para os demais grupos, foi bem descontraído esse momento, percebendo que os alunos se interessaram como esperado pelo tema sugerido.
É extremamente importante para os alunos aprenderem a lidar com a tecnologia para realizarem trabalhos escolares, seja qual tema for, nós professores temos que a cada dia mais os incentivarem a utilizar tantos os Hipertextos como todo ou qualquer tipo de tecnologia para seu uso escolar.
Algumas Travas-Línguas e Parlendas utilizados pelos alunos:

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Atividade 2.6 - Reflexão sobre as atividades dos colegas

Eu gostei, junto com minha colega Fernanda, do planejamento da professora Marilene Dávalo, pois estava bem organizado contendo informações, como competências e conteúdos deixando bem clara as atividades a serem realizadas pelo tema proposto.

Atividade 2.6 - Planejando uma atividade com Hipertexto ou Internet

PLANEJAMENTO

Ponta Porã, Setembro de 2011.

Professoras: Fernanda; Islaine e Walkiria.
Escola:
Alunos: 3º Ano do Ensino Fundamental.

Objetivos: Propor a criação de um hipertexto por toda a turma, sobre diferentes gêneros textuais, sendo sugeridos os textos que valorizem a cultura popular e estabeleça um vínculo prazeroso com a leitura e escrita, tendo como opção de trabalho: Parlendas e trava-línguas.

Conteúdos: Textos culturais e populares: parlendas e trava-línguas. Musicalidade, leitura, escrita, oralidade e produção de texto.

Recursos: Livros, sites e CDs que contenham os textos sugeridos para a criação do hipertexto.

Métodos: Pesquisa no Google sobre o significado de parlenda e trava-língua, leitura dos mesmos, coleta e registro das informações coletadas pelos alunos. E por fim a criação do hipertexto coletivo sobre orientação das professoras.

Avaliação: Através da participação e assimilação dos alunos em relação às atividades propostas durante a semana, visando o desenvolvimento integral do educando.

Atividade 2.5 - Elaboração do Blog

Foi muito complicado a elaboração do Blog, mas também gostei realmente de criá-lo, isso me ajuda a aprender mais sobre as ferramentas de tecnologia onlines e também como posso aplicá-los na minha ação na sala de aula.

Atividade 2.3/2.4 - Conceituando Hipertexto

Hipertexto é uma palavra que faz referencia a um texto em formato digital no qual se englobam vários conjuntos de informação na forma de textos, imagens, palavras relacionadas ao próprio Hipertexto entre outros termos que possam fazer referencias ao mesmo. Esses conjuntos por sua vez são propostos na forma de hiperlinks ou simplesmente links. Esses links são usados como complemento do hipertexto, formando novas informações e características do mesmo. O conceito de link vem de “ligar” textos, esse termo foi criado por Ted Nelson, que implica na ligação de textos. Resumidamente o Hipertexto é uma ligação entre textos formados por diversos links que ao serem clicados nos faz referencias ou esclarece com mais precisão o assunto do próprio Hipertexto.
“Foi no campo da informática que surgiu o hipertexto, pela necessidade de tornar o computador cada vez mais interativo. Mas o hipertexto não precisa ser interativo e sim “explorativo”. Ao navegar pela internet vamos encontrando endereços de sites, palavras sublinhadas, ícones piscando, e muitos outros atrativos que nos levam a clicar com o mouse e abrir diversas janelas, pois bem, este é o chamado efeito hipertextual no ciberespaço. Da mesma forma pode acontecer num documento de texto (Word, Página na internet), onde se inserem palavras-chaves que levam a outros textos ou imagens.” De acordo com o texto acima a visão de Hipertexto é mais implorativo do que interativo, ou seja, ele nem sempre indica “mais informação” ao texto. Esses links podem indicar atrativos ao internauta criando diversas faces de conteúdos a serem explorados, mas por interesse, em um mesmo espaço de navegação na web.
http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/

Atividade 2.2 - Navegando em busca do conceito de Hipertexto

Após navegar pelos diversos links sobre hipertexto percebi que em certos momentos as informações se complicavam ao longo do tempo, eram tantas que às vezes confundiam minha definição sobre o tema hipertexto, ou seja, parece que quanto mais informação disponível mais a probabilidade das informações se misturarem. Mas aos poucos se notava que assim como qualquer outra definição todas chegavam ao mesmo senso. Um fato importante é que a cada link acessado você descobria mais e mais informações, isso porque as várias páginas nos levavam a novos conceitos feitos pelos mais variados autores, cada um com uma definição parecida ou não com o tema hipertexto. Depois da tantas visitas aos mais variados links do tema hipertexto, cheguei a consenso que Hipertexto é um texto em formato digital em que vão se agregando vários atalhos que podem ser em forma de textos, imagens, palavras que complementam significadamente o hipertexto, esses atalhos são chamados de hiperlinks ou simplesmente links. O hipertexto mais conhecido hoje é o World Wide Web, o famoso www. Ele é o tipo de hipertexto mais usado pelos internautas, ele facilita a navegação. No fim da navegação quase não consegui me lembrar em quais páginas entrei, mas como buscava somente um tema não foi tão difícil, mas creio que se fossem vários assuntos com certeza iria me confundir.

Unidade 2 - Atividade 2.1 Navegação à Deriva

Navegar a deriva é muito bom quando não se tem nada para fazer. Pois na internet encontramos todas as informações possíveis, porém se tivermos um objetivo fica melhor ainda. Afinal conhecimento nunca é demais.

Fim da Unidade I

 No fim da Unidade I, eu aprendi a lidar mais com tecnologia, slides, a realizar uma webquest online, e acho que no futuro isso irá me beneficiar na minha ação escolar.

Fórum - Sobre a Webquest

No início tive muita dificuldade para elaborar a Webquest, porque tenho pouco conhecimento em informática, mas tentei e consegui mesmo atrasada. Estou tentando superar minhas dificuldades com esse curso e acredito que ate o fim terei aprendido muito mais. É muito gratificante sentir o quanto estou aprendendo estou feliz por isso.

Atividade 1.6 - Webquest

WEBQUEST
Introdução
Tarefa
Recurso&Processos
Avaliação
Conclusão
Referência
Crédito

Trava Línguas
Cursista: Islaine da Silva Lima de Oliveira
Islainelima22@hotmail.com


Introdução
   
As Travas Línguas despertam nas crianças o prazer de brincar com as palavras e os sons da língua. O professor pode usar para melhorar a dicção dos alunos ajudando e tornando a fala mais clara. São conjuntos de frases ou palavras dificultosos de falar e pronunciar que servem para divertir e ajudar na alfabetização.

Tarefa

Leia o texto a seguir atentamente até memorizarem. Depois entrem no site proposto decorem um trava línguas. O aluno que melhor apresentar ganhará  um prêmio.
        Trava Línguas

O RATO ROEU A ROUPA
DO REI DE ROMA.
O RATO ROEU A ROUPA
DO REI DA RÚSSIA.
O RATO ROEU O RABO
DO RODOVALHO.
O RATO ROER ROÍA.
E A ROSA RITA RAMALHO
DO RATO A ROER SE RIA!
 

Avaliação

Cada aluno deve decorar um trava línguas de sua preferência, quem melhor fazê-lo ganhará como prêmio um livro e dois pontos na média.


Conclusão

Quando os alunos realizam uma atividade como estas melhoram sua dicção, memória valorizando a importância de cuidar da boca e garganta, a importância da voz e como ela nos faz falta. Quando um trava línguas e repetido de forma rápida provoca uma paralisia na língua é impossível pronunciá-lo sem uma concentração intensa no que se esta dizendo. Isso ajuda muito os alunos, principalmente os que têm dificuldade com as palavras.

Referências




Créditos

Está Webquest foi desenvolvido pela Acadêmica da Faculdade Anhanguera do curso de Pedagogia Islaine da silva lima de Oliveira.